Blog Dominante Live Music
calote de empresa de casamento

5 dicas para evitar golpe de empresas em seu casamento!


06/11/2016

calote de empresa de casamento

Atenção nas dicas para aproveitar seu dia com alegria!

No último final de semana alguns casais de noivos de São José dos Campos foram vítimas de um golpe de um buffet, que simplesmente não apareceu! Já pensou que pesadelo se isso acontecer com você? Pois saiba que não é tão incomum. Nos últimos anos, a região do Vale do Paraíba sofreu o mesmo com uma empresa de organização de formaturas, uma empresa de música que atuava em cerimônias e agora com um buffet.

Para noivos que estão organizando seu casamento, onde tudo é novidade, às vezes podem se perder com tantas opções, propostas e orçamentos discrepantes e acabar por fazer uma escolha perigosa…

Para ajudar a se proteger contra esse tipo de profissional que pode vir a lhe aplicar um golpe, vou deixar algumas dicas para que você possa ficar atento e fazer uma escolha confiante e mais segura para seu dia especial!

1 – PESQUISA NÃO ENVOLVE SOMENTE PREÇO

Essa é minha primeira dica porque é a primeira coisa que a maioria das pessoas procuram saber, antes de qualquer coisa. Gente, por mais que o ditado “o barato sai caro” ser tão disseminado e todo mundo estar careca de escutar e ter consciência de que olhar somente o preço não indica se um serviço é bom ou não, muita gente só quer saber de primeiro fazer uma pesquisa por e-mail para ver, exclusivamente, quem oferece o menor preço para então escolher dentre esses, sem se preocupar com o quê exatamente está gastando.

golpe de empresa de casamento

Expectativa X Realidade – A pesquisa deve ir além de preço.

“Como assim sem saber com o quê está gastando?” Deixa eu explicar melhor. Para um casamento, a maior parte do investimento é com prestação de serviço. Não dá para comparar preços de prestadores de serviço como se você fosse comprar, por exemplo, uma caneta Bic, que procura em diversas lojas, é exatamente a mesma caneta, fabricada no mesmo local, mesma cor, material, design… então escolhe onde está mais barato e leva. Com uma prestação de serviço não é assim! Por mais que empresas vendam em teoria, o mesmo serviço, ele não é o mesmo! Pode inclusive ser o mesmo segmento, mas o resultado final de cada um é diferente. Ao contratar uma empresa, você está contando com o mindset de seus profissionais, todo seu estudo, preparo, vivência, experiência… tudo está englobado. Um bom profissional faz um estudo para chegar ao preço que é passado ao cliente, levando em consideração “N” tópicos: além dos gastos diretos do evento, como remuneração dos funcionários e compra de material para realizar o mesmo, há também os indiretos, que mantém a empresa funcionando. Sem estes, ela vai a falência – e pode lhe aplicar um golpe!

Uma sugestão para quem está querendo economizar, é escolher a empresa que você confia e decidir por alguma opção mais econômica que ela ofereça. Por exemplo, ao invés de contratar um buffet que não te inspira confiança, mas oferece o preço mais baixo para que você – teoricamente – tenha um jantar completo, com caviar e tudo mais, feche com um buffet que você sonharia que fizesse seu casamento, mas com um cardápio mais simples. Isso vale para os outros segmentos também: música, decoração, fotografia, etc…

2 – DESCONFIE DE SUPER DESCONTOS

casamento, noiva, oportunista

Como disse no item acima, um bom profissional faz um estudo para chegar ao preço que é passado aos noivos. Cuidado com “super descontos” onde você pode achar que está levando a maior vantagem!

 

Um prestador de serviço que tem consciência da administração financeira da sua empresa não baixa tanto seu preço para entrar em leilão com concorrentes. Quem o faz, ou vai se dar mal e acabar “quebrando” ou tem o preço superfaturado e dá uma de “espertão” em cima de cliente que não “chorar”.

É claro que todos conseguem dar um desconto ou outro em algumas ocasiões. Quem casa em dia de semana ou sábado de manhã, por exemplo, geralmente consegue fazer bons negócios com empresas idôneas e economizar!

3 – EXIJA CONTRATO

Há muitos aventureiros na área de eventos que se propõe a fazer um serviço como “bico” no final de semana para tirar um dinheirinho extra, sem ter know-how para tal. Fuja deles!

golpe de empresa de casamento

Firmar um contrato é uma segurança para os noivos.

Uma maneira de ter a segurança de que o combinado ocorra, é exigir um contrato, onde há os dados da empresa ou profissional contratado e a descrição dos serviços a serem prestados. Assim, com qualquer falta do contratante, você pode reaver na justiça.

Uma outra dica aqui é ter por e-mail detalhes que foram combinados e não constam no contrato. Palavras se perdem, esquecem e não tem como provar nada.

 

 

4 – ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

Uma empresa em atividade deve estar presente em pelo menos uma rede social.

Uma empresa em atividade deve estar presente em pelo menos uma rede social.

Acompanhar as redes sociais e blog das empresas que você está pleiteando, é uma ótima maneira de verificar se elas estão ativas, o que estão fazendo, onde estão e alguns trabalhos que têm feito ultimamente. Uma empresa que está dando o golpe e fugindo, dificilmente estará divulgando seus últimos passos.

Nós aqui na Dominante, por exemplo, tentamos postar toda semana alguma coisa no Stories do Instagram para que quem nos acompanha possa ver ao vivo onde estamos e ouvir um pouco do que estamos tocando! Além disso, toda semana atualizamos nosso Instagram, blog e facebook.

5 – MANTENHA CONTATO

cuidados para não cair em golpes de fornecedores de casamento

Se possível, conheça seu fornecedor pessoalmente.

Muitas vezes um profissional é contratado com mais de ano de antecedência da data do casamento, os noivos dão OK na planilha e só o aguardam no dia.

Um jeito de identificar um possível golpe é manter contato com seus fornecedores. Escreva ou ligue para confirmar se está tudo certo e tirar possíveis dúvidas. Se ele sumiu, você não irá conseguir contato e terá tempo para se programar.

.

.

.

Espero que essas dicas possam te auxiliar a escolher os fornecedores de seu casamento com maior segurança e você possa ter o casamento dos seus sonhos!

Se precisar de informações com indicação de fornecedores, me coloco à disposição para indicar alguns profissionais com quem tenho trabalhado ao longo dos anos e que sempre cumpriram seu papel com seriedade. É só mandar um e-mail para musica@dominantelivemusic.com, diga que leu esse artigo, e terei o prazer em te ajudar!

Um beijo e até logo 🙂

Érica


Erica Soares

Sobre o Autor

Érica Soares é bacharel em música (instrumento viola) pelo Instituto de Artes da UNESP e especializada em Gestão Cultural pelo Senac (Lapa Scipião). Com sua viola, já teve oportunidade de tocar em salas de concertos desde Wall Disney Concert Hall (LA/USA) até o outro lado do mundo, como em Poly Theatre (Pequim/China). Está sempre viajando mundo a fora e conhecendo músicos de todo canto. Desde pequena é envolvida com música e junto com seus pais e irmãos criaram a Dominante Live Music. É casada com o trompista Lucca Soares e são pais da fofura da Elena.

Comentários:

Flávio


Bom.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *