Blog Dominante Live Music
piano para casamento

CONHECENDO OS INSTRUMENTOS – PARTE 1 – O PIANO – PIANO PARA EVENTOS


29/01/2017

Hoje começamos uma série aqui no Blog apresentando os instrumentos a vocês. Pretendo contar um pouco da história de alguns instrumentos e suas funcionalidades nos dias de hoje. Para começar a série, escolhi o Piano! E claro que não poderia deixar de falar um pouco sobre o piano para eventos.

O piano é um instrumento bem completo e sozinho já permite muitas possibilidades de atuação. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele!

O piano foi criado inventado pelo italiano Bartolomeo Cristofori di Francesco no início do século XVIII. Ele era construtor de cravos e procurava um jeito de criar um instrumento que permitisse fazer dinâmicas, tocar mais forte ou mais fraco e assim produzir frases com maior variedade musical.

O cravo, assim como o piano, também é um instrumento de teclas com cordas percutidas, porém não permite variações na dinâmica ao pressionar uma tecla com maior ou menor intensidade.

As teclas do piano são brancas e pretas:

piano para eventos

Teclado de um piano: teclas brancas e pretas.

3 Tipos de piano: Piano de Cauda, Piano de Armário e Piano Elétrico ou Piano Digital.

 

Piano de cauda São estes modelos de pianos que são usados para concertos.

.

Piano de armário É o modelo mais comum de se ver em casas, tem o custo mais baixo do que o de cauda e ocupa menos espaço.

 

 

tipos de piano

à esq., piano de cauda; à dir. piano de armário.

.

Piano eletrônico ou Piano digital Nele você pode controlar o volume, ligar em caixas de som, e ainda há alguns que oferecem sons diferentes e outros recursos, como um teclado. É o piano para eventos mais utilizado, por sua praticidade para transportar e de amplificar o som.

pianista para casamento

Detalhe do nosso piano digital usado em eventos.

.

Talvez por ser um instrumento tão completo em termos de extensão e flexibilidade de estilos, o piano é um instrumento que desperta muito interesse, seja em seu aprendizado ou simplesmente para ouvir. Mesmo um músico especializado em outro instrumento, normalmente chega a ter algumas aulas e um conhecimento básico do piano, devido a sua capacidade harmônica e importância história musical.

Piano para eventos

Ao tratarmos de música para casamento ou música para evento, o piano é sempre o primeiro instrumento que sugerimos para as pessoas. Se um cliente nos procura querendo contratar um instrumento só para um coquetel ou jantar, por exemplo, é o instrumento que sugerimos por possibilitar, sozinho, rica harmonia. Em um conjunto, ele oferece toda uma base harmônica e união musical para o grupo, além de ser figurinha carimbada em praticamente todas as músicas que ouvimos diariamente nas rádios!

.

E, para encerrar, escolhi três vídeos para representar a versatilidade do piano:

.

Concerto Clássico – pianista Martha Argerich

Trio de Jazz – pianista Benny Green

Piano solo música brasileira – pianista Andre Mehmari

.

Planejando seu evento ou casamento? Não deixe de conferir algumas dicas em nosso blog!

5 dicas para evitar golpes de empresas em seu casamento

Quantas músicas devo escolher para a cerimônia de meu casamento?

.

Um beijo e até logo! 🙂

Érica


Erica Soares

Sobre o Autor

Érica Soares é bacharel em música (instrumento viola) pelo Instituto de Artes da UNESP e especializada em Gestão Cultural pelo Senac (Lapa Scipião). Com sua viola, já teve oportunidade de tocar em salas de concertos desde Wall Disney Concert Hall (LA/USA) até o outro lado do mundo, como em Poly Theatre (Pequim/China). Está sempre viajando mundo a fora e conhecendo músicos de todo canto. Desde pequena é envolvida com música e junto com seus pais e irmãos criaram a Dominante Live Music. É casada com o trompista Lucca Soares e são pais da fofura da Elena.

Comentários:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *