Blog Dominante Live Music
flauta em casamento

A Flauta Transversal – A função da Flauta em Casamentos e Eventos


13/04/2017

Oi, pessoal! Hoje venho com a segunda parte da série aqui do blog “Conhecendo os Instrumentos”, que tem como objetivo apresentar para vocês alguns instrumentos musicais que normalmente utilizamos em nossos eventos. O instrumento escolhido de hoje é a Flauta Transversal! Também explico um pouco sobre a utilização da flauta em casamentos 😉

Se você perdeu ou quiser reler a primeira parte da série, está aqui: Conhecendo os instrumentos – o piano – piano para eventos.

A flauta é um dos instrumentos musicais mais antigos de todos e é considerado o mais antigo instrumento de sopro, que deu origem aos outros instrumentos de madeira. Numa orquestra a família das madeiras é basicamente formada pelos naipes de oboés, clarinetes, fagotes e as flautas.

flauta asteca

Flauta confeccionada no México entre o ano de 900-600 a.C. Faz parte do acervo do Metropolitan Museum em Nova Iorque.

A voz humana e a percussão são considerados os primeiros instrumentos musicais utilizados pelo homem. É natural pensarmos que para se expressarem musicalmente, humanos tenham usufruído de suas vozes e de elementos percussivos. Posteriormente a este primeiro momento, a utilização de instrumentos de sopro mostra uma busca por novos modos de expressão.

Sabendo disso, podemos dizer que muito provavelmente na primeira cerimônia de casamento com música ao vivo, o flautista já figurava entre os músicos para casamento!

Talvez em busca de reproduzir sons ouvidos na natureza, talvez para se expressarem musicalmente ou apenas para se comunicarem, o desenvolvimento da flauta como conhecemos hoje aconteceu de forma gradativa.

No primórdio, a flauta era construída com materiais de fácil obtenção no meio ambiente como troncos e galhos, bambus, chifres e até mesmo ossos. A sua utilização, seu timbre e suas possibilidades musicais estavam portanto atreladas ao tipo de material usado e a sua forma primitiva de construção.

Com o passar dos anos, criou-se um padrão de confecção da flauta que  precede a flauta transversal moderna. Tal modelo de

construção constitui-se a grosso modo de um tubo cilíndrico e oco com diversas perfurações. Ao assoprar em um orifício principal, o ar percorre todo o tubo produzindo um som que pode ser alterado através de um procedimento de abertura ou fechamento dos demais orifícios com os dedos da mão.

Com a evolução de sua manufatura e com as necessidades exigidas nos repertórios sinfônicos, a flauta passou a ser construída com metal possibilitando aos flautistas grande versatilidade e amplitude sonora.

flauta para casamentos

A flauta integrando nosso conjunto!

Com um som doce, aveludado e inconfundível, a flauta transversal é um dos instrumentos modernos mais tocados em todo o mundo. Seu uso não se limita a apenas um ou outro estilo de música, sendo protagonista nos variados nichos musicais como erudito, MPB, jazz, músicas orientais e etc..

Flauta em Casamentos e Eventos

A flauta é sempre um instrumento assertivo quando falamos de música para casamento. Ela se encaixa em qualquer formação e pode assumir tanto o papel de solista quanto de acompanhamento, sendo também muito usada em cortejos para entrada das crianças.

Cá entre nós, uma música para as crianças com solo da melodia na flauta combina muito! O estilo da música vai depender do gosto do casal, música clássica, celta ou temas de filmes ou canções populares infantis, seja qual for, a flauta transversal para entrada das floristas ou das alianças fica lindo demais!

A flauta em casamentos, durante a cerimônia, pode ser bem utilizada em todos momentos, tendo destaque como solista em uma ocasião ou outra. 

Olha só um trechinho do nosso arranjo da música Shine on Your Crazy Diamond, do Pink Floyd. Fica linda para assinaturas, cumprimentos ou mesmo como música para entrada do noivo, por exemplo.

Quando a noiva quer uma formação de músicos bem reduzida para um mini wedding, uma sugestão que fica agradável e super elegante é de harpa e flauta. A flauta em casamentos combina tanto com formações pequenas quanto completas!

Tenho aqui a música da troca das alianças de um home wedding que realizamos em Campos do Jordão que a formação foi de harpa e flauta. Falei mais dele aqui: Casamentos com harpa (resumo de junho de 2016).

Flauta – no popular e no erudito

Para música para festa de casamento ou eventos com coquetel e jantar, a flauta transversal pode agregar a orquestra ou então ser protagonista em um grupo de choro – nós aqui amamos quando fazemos festa com chorinho!

.

Eu não poderia terminar este post sem deixar um exemplo também do instrumento em uma orquestra sinfônica!

.

E você, gostaria de ter a flauta transversal em seu casamento também?!

Quer saber mais sobre instrumentos, músicas para casamento e como tornar o seu dia mais especial com um trilha sonora única e com a sua cara?

Entre em contato conosco através do email musica@dominantelivemusic.com. Conte com um time especializado em levar emoção para sua cerimônia ou festa!

Um beijo e até logo! 🙂

Érica


Erica Soares

Sobre o Autor

Érica Soares é bacharel em música (instrumento viola) pelo Instituto de Artes da UNESP e especializada em Gestão Cultural pelo Senac (Lapa Scipião). Com sua viola, já teve oportunidade de tocar em salas de concertos desde Wall Disney Concert Hall (LA/USA) até o outro lado do mundo, como em Poly Theatre (Pequim/China). Está sempre viajando mundo a fora e conhecendo músicos de todo canto. Desde pequena é envolvida com música e junto com seus pais e irmãos criaram a Dominante Live Music. É casada com o trompista Lucca Soares e são pais da fofura da Elena.

Comentários:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *