Blog Dominante Live Music
marcha nupcial violino

Marcha Nupcial de Mendelssohn – “a” música para entrada da Noiva


10/09/2017

A Marcha Nupcial de Mendelssohn é a música mais querida da noiva para sua entrada. Podemos inclusive dizer que ela virou sinônimo de música para entrada da noiva!

Uma cerimônia de casamento é marcada por vários momentos emocionantes e com certeza a Entrada da Noiva é um dos mais esperados!

Quem nunca se pegou imaginando sua entrada na igreja com a Marcha Nupcial de Mendelssohn? Mesmo aquelas que não se identificam muito com a música, o fazem para ter certeza de que não irá querê-la. Vai que, né? hehe

Hoje vou falar para vocês um pouco da história e curiosidades desta música icônica para entrada da noiva.

música para entrada da noiva

A noiva Daniela entrou ao som da Marcha Nupcial de Mendelssohn com formação de orquestra e coro.

Marcha Nupcial de Mendelssohn – história

A nossa conhecida Marcha Nupcial faz parte de uma suíte para orquestra de Mendelssohn chamada Sonhos de Uma Noite de Verão (Sommernachtstraum). A obra foi escrita pelo compositor em 1843, como música de cena para a peça homônima de William Shakespeare, que retrata os eventos que cercam o casamento de Teseu, o duque de Atenas, com Hipólita, a rainha das Amazonas.

A primeira vez que a Marcha Nupcial de Mendelssohn foi utilizada em um casamento real foi em 1847, na Inglaterra, mas ela se popularizou somente depois de ser tocada no casamento da Princesa Victoria, filha da rainha Victoria, com o Príncipe Frederik William.

marcha nupcial história

O casamento da Princesa Victoria e Príncipe Frederik, por John Phillip.

.

Escolha certeira de Música para entrada da noiva

Casamentos tradicionais, modernos, temáticos, campo, praia… de qualquer estilo ou local. A Marcha Nupcial combina com noiva, independente de como e onde é o casamento!

Algumas noivas quando tem o conjunto musical reduzido e não tem os trompetes (clarins), normalmente perguntam: “fica boa a Marcha Nupcial no violino? A verdade é que a música é super adaptável para inúmeros tipos de formação.

dominante live music

Mesmo com uma formação não clássica, como esta que estamos na foto, pode-se feita a Marcha Nupcial. 😉

Você pode ter uma formação, por exemplo, de harpa e flauta, vai ficar linda. Quarteto de cordas? Também. Acordeon, ukulelê, violão, violino, cello e percussão. Fica show! Ela vai soar diferente em cada uma dessas formações, mas todas vão indicar 100% que é a entrada da noiva.

No parte de Resumo de Eventos aqui do blog, você pode ver que muitas das nossas noivas, de diversos estilos, com cerimônias tradicionais ou não, optaram por entrar com esta música!

A verdade é que a noiva que escolhe a Marcha Nupcial de Mendelssohn para sua entrada, não se arrepende depois. Ela tem o poder de preparar o coração, arrepiar e conduzir as emoções de todos para receber a noiva, mesmo que inconscientemente!!

Muitas vezes, antes de iniciar a Marcha Nupcial, também as noivas optam por ter um anúncio com campanas (sinos) e/ou clarinada. E, noiva querida, deixa eu te avisar: quando você ali atrás da porta, escuta os clarins emendando no “tan-tan-tan-taaaan” vem um frio na barriga incomparável que você só vai sentir neste momento!! Com outra música você também vai ficar ansiosa? Sim, afinal, é seu casamento. Porém o poder que a Marcha tem de mexer com as emoções neste momento, é diferente… é uma experiência única!

música para entrada da noiva

Olha eu aí de noivinha!! E advinhem que música estava tocando na minha entrada?! 😀

Marcha Nupcial de Mendelssohn em outros momentos

Apesar de para nós, brasileiros, a Marcha Nupcial de Mendelssohn nos remeter exclusivamente à entrada da noiva, em outros países ela é comum ser utilizada para saída dos noivos. Se você já assistiu a casamentos que se passam em filmes, provavelmente já percebeu isso.

Mesmo nós brasileiros termos o costume de importar moda dos filmes hollywoodianos, inclusive para casamento, isso foi uma coisa que definitivamente não pegou aqui.

Com todos esses anos e os muitos casamentos que já fizemos, apenas uma vez tocamos a Marcha para saída dos noivos. Outros já mencionaram como opção, mas de realmente escolher e acontecer, foi uma vez só!

Faz parte da nossa cultura utilizar a Marcha Nupcial de Mendelssohn para entrada da noiva!

Marcha Nupcial – Vídeo

Agora deixo com vocês um vídeo da nossa versão da Marcha Nupcial de Mendelssohn com orquestra e coro!

Aqui neste vídeo, antes de iniciar a Marcha, temos um anúncio de sinos seguidos de uma clarinada com 4 metais. Você pode fazer assim também no seu casamento, ou só uma das duas coisas, ou então iniciar direto na Marcha.

.

E você, gostaria de contar conosco para executar a Marcha Nupcial para sua entrada? Entre em contato, será gratificante poder levar emoção para seu casamento!

.

Um beijo e até logo! 🙂

Érica

.

PS.: A foto da capa é da Agridoce Foto Art.


Erica Soares

Sobre o Autor

Érica Soares é bacharel em música (instrumento viola) pelo Instituto de Artes da UNESP e especializada em Gestão Cultural pelo Senac (Lapa Scipião). Com sua viola, já teve oportunidade de tocar em salas de concertos desde Wall Disney Concert Hall (LA/USA) até o outro lado do mundo, como em Poly Theatre (Pequim/China). Está sempre viajando mundo a fora e conhecendo músicos de todo canto. Desde pequena é envolvida com música e junto com seus pais e irmãos criaram a Dominante Live Music. É casada com o trompista Lucca Soares e são pais da fofura da Elena.

Comentários:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *