Blog Dominante Live Music
violino para casamento

O Violino e o Violino para  Eventos – Série Conhecendo os Instrumentos


16/11/2017

Oi, pessoal! Hoje temos mais um post da série “Conhecendo os Instrumentos”. O instrumento escolhido de agora é o violino! Vamos conhecer um pouco sobre suas particularidades, funcionalidades e falar um pouco sobre violino para eventos.

Se está a procura de violinista para evento, contate-nos! Escreva para  musica@dominantelivemusic.com que iremos te atender com prazer – e profissionalismo.

Conhecendo o violino

violino

O Violino! Instrumento lindo com sonoridade apaixonante…

O violino surgiu na Itália entre final do século XVI e início do século XVII e na Itália que também feitos os mais famosos violinos de todos os tempos: Amati, Stradivarius e Garneri.

O violino é um instrumento da família das cordas. A família das cordas é pelo violino, viola, violoncelo e contrabaixo. O violino é o menor deles, portanto é também o que possui o registro mais agudo.

Quem constrói o violino é o luthier. Ele é feito de madeira e contém 4 cordas: Mi, Lá, Ré, Sol. Para emitir o som, na maior parte do tempo, é utilizado o ARCO, que fica posicionado na mão direita. O arco é feito de madeira e crina de cavalo; friccionando a crina na corda, produzimos o som!

Ele, assim como os outros instrumentos de sua família, não conta com marcas de trastes como o violão, por exemplo. Encontrar as notas e tocá-las e sua afinação fica a cargo de muito estudo, para desenvolver um bom ouvido e memória muscular.

O violino é o instrumento em maior quantidade em uma orquestra. Ele é dividido em dois naipes (grupos): primeiros e segundos violinos, que possuem partes diferentes da música. Por seu timbre agudo, agilidade e versatilidade sonora, é o principal encarregado da orquestra em conduzir as melodias.

quarteto de cordas para eventos

Violino I, Violino II, Viola e Violoncelo: instrumentos que formam o quarteto de cordas, formação muito pedida para eventos.

Violino para Eventos

Se você está programando um dia ou uma ação especial, com certeza o violino irá contribuir para o resultado positivo do seu evento. – Usar em legenda de  alguma foto.

Podemos encontrar referências bem antigas de violino para eventos. Ele sempre foi muito bem utilizado em festas sociais ou religiosas, da nobreza, da aristocracia e também bem apreciado pela população em geral.

O violino pode com seu som transmitir suspense, melancolia, nostalgia, espiritualidade, alegria e romance… muito romance! Então quem busca violinista para casamento ou outra ocasião especial, está no caminho certo para ter um resultado de sucesso!

Atualmente é bem comum vermos o violino e os outros instrumentos da família das cordas fora da formação tradicional de orquestra e grupos de câmara de música clássica. É possível encontrarmos nos mais diversos gêneros musicais, tais como rock, pop, country, sertanejo, gospel, forró… e até hip hop! Enfim, tudo é possível! Basta sonhar e ser criativo.

Vou deixar aqui um vídeo de um projeto do qual fiz parte do happer Rashid com orquestra e coro. Observem o solo do spalla (principal violinista) para encerrar a música (3’55):

Por conta desta versatilidade e adequação em inúmeros estilos musicais, é uma excelente escolha optar por violino para eventos de todos os tipo (e nós aqui da Dominante podemos te atender!). Algum exemplo de eventos que o violino pode ser bem utilizado:

  • casamentos;
  • coquetéis;
  • formaturas – colação de grau, recepção do baile ou o violino com DJ como atração durante a festa;
  • 15 anos;
  • aniversários – infantil ou adulto;
  • jantar romântico;
  • noivado;
  • pedido de casamento;
  • flash mob;
  • eventos corporativos;
  • inaugurações;
  • festas de datas especiais (ex.: festa de encerramento do ano, Natal, dia dos pais, das mães, Páscoa…)

Violino elétrico para eventos

Além do violino tradicional, uma tendência que vem crescendo é o violino para eventos  no formato elétrico.

violinista para casamento

O violino no formato elétrico pode ser uma atração em seu evento!

Ele possui um design diferente, cores diferentes, tem local para plugar cabo e amplificar o som e há a possibilidade de utilizar pedais para criar diversos efeitos sonoros! Fica show!

Fica bem interessante utilizá-lo para uma recepção, início de uma festa ou coquetel no formato violino e playback ou para abrir a pista de dança de uma festa de 15 anos ou casamento, por exemplo, no formato dj com violino. Sempre faz sucesso!

Resumindo, pensou em música para qualquer ocasião, ter um violinista  para fazer parte da trilha sonora irá contribuir para deixar o dia especial!

Quer saber mais sobre instrumentos, músicas para casamento, eventos e como tornar o seu dia mais especial com um trilha sonora única e com a sua cara?

Entre em contato conosco através do email musica@dominantelivemusic.com. Conte com um time especializado em levar emoção para sua cerimônia ou festa!

Um beijo e até logo! 🙂

Érica


Erica Soares

Sobre o Autor

Érica Soares é bacharel em música (instrumento viola) pelo Instituto de Artes da UNESP e especializada em Gestão Cultural pelo Senac (Lapa Scipião). Com sua viola, já teve oportunidade de tocar em salas de concertos desde Wall Disney Concert Hall (LA/USA) até o outro lado do mundo, como em Poly Theatre (Pequim/China). Está sempre viajando mundo a fora e conhecendo músicos de todo canto. Desde pequena é envolvida com música e junto com seus pais e irmãos criaram a Dominante Live Music. É casada com o trompista Lucca Soares e são pais da fofura da Elena.

Comentários:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *