Blog Dominante Live Music
nossa senhora do brasil

Resumo de fevereiro 2/2 – Casamento Clássico na Paróquia Nossa Senhora do Brasil


14/05/2017

Oi! Estou de volta com a segunda parte do resumo de fevereiro e, como anunciei no último post, é com casamento que realizamos na Paróquia Nossa Senhora do Brasil. Ela mesma, uma das igrejas mais icônicas para casamento no Brasil!

Veja o resumo de fevereiro parte 1/2 aqui: Casamento Sertanejo no Espaço Cassiano Ricardo.

nossa senhora do brasil

Entrada da noiva Natália acompanhada de seu pai, Eduardo. Foto de Foto Studio.

Como funciona a música para casamento na Paróquia Nossa Senhora do Brasil

A Igreja Nossa Senhora do Brasil é bem conhecida por celebrar casamentos pomposos e bem tradicionais. Uma parte imprescindível para criar este aspecto é, claro, a música!

nossa senhora do brasil

Essa igreja é linda, não é mesmo? A arquitetura, os ornamentos, as pinturas… tudo! Decorada para casamento, então… <3 Foto de Foto Studio.

A Paróquia tem algumas regras bem específicas quanto às músicas a serem executadas. O repertório tem que ter aprovação do padre e, no geral, as músicas devem ser sacras ou clássicas.

As músicas de sala devem trazer momento de reflexão e oração, uma preparação para a cerimônia religiosa.

Após a entrada da noiva, quando começa o rito religioso, devem ser estritamente sacras, até a chegada dos cumprimentos.

Os cortejos antes da noiva e a entrada da noiva é preferível músicas clássicas e sacras.

Já o momento dos cumprimentos e de saída são um pouco mais flexíveis, porém com “bom senso”, como diz o padre Miguel, para não destoar da igreja.

Um detalhe importante que os noivos precisam saber é que não é todo mundo que está autorizado a tocar na Nossa Senhora do Brasil. Você deve escolher alguém do catálogo da igreja, que é chamado de Guia de Noivos. Para fazer parte do time, a empresa passa por um processo criterioso de avaliação e reuniões para entender a dinâmica da igreja e alinhamento dos detalhes.

.

.

Se você vai se casar lá, pode contar conosco, pois fazemos parte das empresas cadastradas! 🙂 🙂

Dica: na busca rápida no site do Guia de Noivos você encontra somente as empresas anunciantes, para ter acesso a todas empresas habilitadas, você deve conferir no final do livrinho do Guia.

Natália e Pablo cerimônia na Nossa Senhora do Brasil

nossa senhora do brasi

Vista da minha cadeira lá do mesanino, onde ficam os músicos.

Com formação de 23 músicos – maestro, orquestra com 10 instrumentos, 2 solistas e 10 coristas – a igreja, que não permite nenhuma amplificação de som dos músicos, foi preenchida sonoramente e valorizou o repertório escolhido.

Sabe aqueles clássicos que enche a alma quando ouvimos? Então, foi assim que começou a cerimônia do casal!

A entrada dos pais e padrinhos foi com a música Jesus, a Alegria dos Homens (J. S. Bach) e a entrada do noivo Ode a Alegria (L. V. Beethoven). As damas entraram antes da noiva, com cortejo de violino executando A Bela e a Fera, dando um toque mais infantil para as crianças – e que a gente ama, não é?!

A noiva teve toda pompa para sua entrada: anúncio de sinos, clarins e então entrou ao som da Marcha Nupcial (F. Mendelssohn) – deu friozinho na barriga até em mim!

Depois vieram as músicas sacras durante a celebração do padre: Salmo 127, Aleluia minh’alma abrirei, Ave Maria e Pai Nosso. Vale destacar que na Nossa Senhora do Brasil a Ave Maria é tocada logo após a bênção e troca das alianças, é um momento de silêncio de todos para acompanhar a oração cantada e o padre espera por este momento.

Já para o final da cerimônia, tivemos Ária da 4ª corda (J. S. Bach) e Halleluja (L. Cohen) nos cumprimentos e na saída uma opção mais moderna, com bastante animação, Accidentally in Love (Counting Crows)!

Olha só a Entrada da Noiva!!

 

Natália e Pablo festa no Espaço Quatrocentos

espaço quatrocentos

Decoração do Espaço Quatrocentos para o casamento da Natália e Pablo. Foto de Foto Studio.

Após a cerimônia, os convidados se dirigiram para o Espaço Quatrocentos, que fica na Vila Leopoldina. Para recebê-los, estávamos lá com trompete e playback, que ficou posicionado no palco!

A festa foi bem completa, começou às 21h15 e terminou 04h30!!

Além da recepção com o trompetista, a festa contou com Banda, DJ e nosso violino eletrônico.

.

Fiquei muito feliz em conhecer essa família tão especial; sentia nas reuniões que já os conhecia há tempos! Espero manter contato!! 🙂

Participaram do evento conosco: Personal Wedding, Rubens Decoração (decoração da igreja), Cris Claro (decoração do salão), Espaço Quatrocentos, Buffet Cedron, Foto Studio Equipe, Alexandre Brendim (dia da noiva).

.

E você, também sonha em casar na Nossa Senhora do Brasil? Pode contar com a gente!

Um beijo e até logo! 🙂

Érica


Erica Soares

Sobre o Autor

Érica Soares é bacharel em música (instrumento viola) pelo Instituto de Artes da UNESP e especializada em Gestão Cultural pelo Senac (Lapa Scipião). Com sua viola, já teve oportunidade de tocar em salas de concertos desde Wall Disney Concert Hall (LA/USA) até o outro lado do mundo, como em Poly Theatre (Pequim/China). Está sempre viajando mundo a fora e conhecendo músicos de todo canto. Desde pequena é envolvida com música e junto com seus pais e irmãos criaram a Dominante Live Music. É casada com o trompista Lucca Soares e são pais da fofura da Elena.

Comentários:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *