Blog Dominante Live Music
casamento ao ar livre

Sonorização para cerimônia de casamento ao ar livre – item indispensável!


30/04/2017

Oi, pessoal! Hoje vim falar especialmente para os noivos que estão programando um casamento fora das paredes! Vamos tratar de uma preocupação de todos que estão atentos aos detalhes: como fica a sonorização da cerimônia de casamento ao ar livre?

Mesmo em uma celebração indoor, praticamente sempre é necessária a sonorização da orquestra e do celebrante, pois além de acústica do local (seja salão ou igreja), o volume de pessoas dentro do mesmo abafa o som, sendo necessária a amplificação para melhor clareza. Para realizar a cerimônia de casamento ao ar livre então, nem se fala! Sem sonorização, o som se dispersa e não atinge a todos com a emoção que deve dar e o celebrante, por mais que esforce o gogó, não fica audível, além de ficar desconfortável para ele e para quem está assistindo.

Sendo assim, um item indispensável a se pensar quando falamos de cerimônia de casamento ao ar livre, é a sonorização!

casamento ao ar livre

Casamento ao ar livre realizado na Mansão Eventos – São José dos Campos. Foto de Fujiki Fotografia.

.

Casamento ao ar livre – quem faz a sonorização?

Algumas empresas de música para casamento já oferecem sonorização tanto para o conjunto musical que atuará na cerimônia quanto para o celebrante, mas se a empresa que você está contatando não conta com essa estrutura, você terá que ver à parte. E isso pode ser complicado, pois às vezes a empresa de som contratada pode não conhecer todos os instrumentos e ainda mais suas funções em cada arranjo musical.

Nós da Dominante Live Music SEMPRE usamos a nossa própria estrutura de som, pois além de trabalharmos com o que há de melhor em equipamentos de som, o técnico que irá operar conhece os instrumentos, as vozes, sabe nos arranjos qual instrumento se destaca mais, para fazer a equalização adequada. Além da sonorização dos músicos, também fazemos a do celebrante, para facilitar aos noivos!

Você já foi em um casamento onde via um monte de instrumentos e conseguia ouvir, por exemplo, só o teclado e o cantor? Pois bem, nós fazemos a equalização do som para ficar tudo bem harmonioso e ouvir todo o conjunto! Por isso não deixamos por conta de outros essa parte, pois uma sonorização mal feita pode comprometer todo o trabalho!

Mesmo se a sua empresa de música tiver estrutura de som para os músicos, não esqueça de verificar também se eles realizam a sonorização para o celebrante, pois já pensou ter que terceirizar e montar uma estrutura de som somente para um microfone? 😉

casamento ao ar livre

Orquestra à postos para casamento na Fazenda 7 Lagoas – Arujá. Foto de DG Casamento.

.

Agora um detalhe importante para você que está planejando um casamento ao ar livre sempre tem que ter consciência: não dispense o plano B e aprenda a gostar dele também!! Pois se chove, mesmo que não seja aquele temporal, uma chuvinha pequena mesmo, e você não tiver montado uma estrutura com uma boa tenda, o equipamento eletrônico deve ser desligado para evitar danificação e o prejuízo pode ser grande…

Contratando uma boa empresa de música para casamento, a sonorização para o seu casamento ao ar livre não deve ser um motivo para tirar seu sono, fiquem tranquilos e confie que vai dar tudo certo! E ainda se nos contratar, vai ser lindo e emocionante! 😀

 

Se gostou das informações, também acho que irá gostar de se inspirar com resumo da seleção de alguns casamentos que realizamos, sendo alguns deles ao ar livre!

Um beijo e até logo! 🙂

Érica


Erica Soares

Sobre o Autor

Érica Soares é bacharel em música (instrumento viola) pelo Instituto de Artes da UNESP e especializada em Gestão Cultural pelo Senac (Lapa Scipião). Com sua viola, já teve oportunidade de tocar em salas de concertos desde Wall Disney Concert Hall (LA/USA) até o outro lado do mundo, como em Poly Theatre (Pequim/China). Está sempre viajando mundo a fora e conhecendo músicos de todo canto. Desde pequena é envolvida com música e junto com seus pais e irmãos criaram a Dominante Live Music. É casada com o trompista Lucca Soares e são pais da fofura da Elena.

Comentários:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *