Blog Dominante Live Music
valsa de casamento

Valsa de casamento – a dança tradicional dos noivos


26/03/2017

Hoje em dia a maioria dos casais escolhem uma música que marcou o relacionamento dos dois para ser a primeira dança deles como marido e mulher, mas os mais tradicionais não dispensam a famosa valsa de casamento!

Muitos blogs de casamento (não posso afirmar que são todos, porque não conheço todos os blogs existentes, mas posso dizer sim que TODOS que já li!) confundem valsa dos noivos com dança dos noivos, descrevendo como se fossem sinônimos. Valsa é um tipo de dança, porém nem toda dança é uma valsa. Portanto, se dizemos valsa de casamento, temos que nos referir a uma valsa! Não adianta indicar e dizer que A Thousand Years é uma valsa tradicional em casamento, porque ela não é uma valsa! É sim uma música que é bastante escolhida para ser a dança dos noivos, mas isso não a torna uma valsa. Deu para entender? rs.

Pois bem, pensando nos noivos mais clássicos, que não dispensam a valsa tradicional, separei algumas músicas com este ritmo que tão gostoso de dançar (e ouvir!) para ajudá-los! Numa próxima oportunidade, falo sobre dança dos noivos com outros ritmos. 😉

Valsa de casamento – clássico

Vamos começar pelas mais clássicas. Sabe aquela música clássica que todo mundo conhece, geralmente tocada por orquestra em bis e em concertos em parque? Tem opções lindíssimas que podem agradar os noivinhos!

As valsas clássicas geralmente são bem compridas, pode-se fazer adaptações para ficarem mais curtas. A não ser que o casal seja de dois “pé de valsa” e queiram aproveitar a música inteirinha! rs

Valsa das Flores (Waltz of the Flowers) – P. Tchaikovsky

Danúbio Azul (Blue Danube) – J. Strauss – Acho que é a mais conhecida das valsas! Todo mundo reconhece.

Valsa do Imperador (Emperor’s Waltz) – J. Strauss

Vozes da Primavera (Voices of Spring) –  Chopin

.

Valsa de casamento – Disney

Ah… Eu amo Disney! Seus filmes tem trilhas sonoras lindíssimas que se eternizam!

Antes de entrar no mundo das princesas, vou deixar a indicação de uma música do filme da Pixar “Up – Altas Aventuras”. Todo mundo se emocionou com a história do casal mais fofo das animações, não é? A música Married Life tem chamado bastante atenção dos noivinhos e é uma opção interessante para ser a primeira valsa do casal!

Agora, princesa e valsa tem tudo a ver! A dança faz parte da vida de toda princesa! Olha essas valsas que lindas…

So This is Love / A Dream is a Wish your Heart Makes (uma era pouco para a Cinderella, tem logo duas valsas em seu filme! rs)

Someday my Prince will come (Branca de Neve)

Once upon a Dream (A Bela Adormecida)

 

.

Valsa de casamento – outros estilos

Podemos encontrar valsas de tantos estilos! Tem para todo gosto, mais romântica, mais animada… Vai do que agrada mais de cada um!

La Valse d’Amélie (Yann Tiersen) – pra quem assistiu ao filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain e se encantou com a trilha sonora, pode considerar essa opção:

 

Moon River (Henry Mancini) – Essa foi a minha entrada no salão. Como sou m.u.i.t.o tímida, nem meu marido e nem eu dançamos na frente das pessoas, não ia rolar a dança dos noivos… hehe. Escolhemos essa valsinha bem gostosa para a gente entrar! Para não ficar apagada, tivemos um anúncio primeiro, Also Sprach Zarathustra (que aliás fica bem legal também para entrada da noiva na igreja, como fez essa noiva aqui) e depois emendou na nossa música ♥♥♥ – claro que executada tudo ao vivo!

Fascinação (Fermo Dante Marchetti) – Fascinação ficou muito conhecida entre nós pela voz linda da Elis Regina.

Harry Potter Waltz – Yule Ball – super jovem e alegre! Os fãs de Harry Potter com certeza se lembram dela!

Rosa (Pixinguinha) – a gravação está antiga, mas a música bem gostosa!

.

.

Gostou das opções? Já imaginou em antes de começar a balada ter uma linda orquestra para tocar durante o começo da festa de seu casamento, fazer a sua música de entrada dos noivos no salão e depois a valsa de casamento? Com certeza irá encantar a todos e valorizará muito o momento!! Quer saber mais? Entre em contato conosco! musica@dominantelivemusic.com .

.

Um beijo e até logo! 🙂

Érica


Erica Soares

Sobre o Autor

Érica Soares é bacharel em música (instrumento viola) pelo Instituto de Artes da UNESP e especializada em Gestão Cultural pelo Senac (Lapa Scipião). Com sua viola, já teve oportunidade de tocar em salas de concertos desde Wall Disney Concert Hall (LA/USA) até o outro lado do mundo, como em Poly Theatre (Pequim/China). Está sempre viajando mundo a fora e conhecendo músicos de todo canto. Desde pequena é envolvida com música e junto com seus pais e irmãos criaram a Dominante Live Music. É casada com o trompista Lucca Soares e são pais da fofura da Elena.

Comentários:

Erica Soares


Que bom que gostou, Fernandes! Também temos um post falando sobre a valsa de aniversários de 15 anos, já conferiu? http://www.dominantelivemusic.com/valsa-de-15-anos-passo-passo-da-musica-para-aniversario-de-15-anos-parte-34/ Abraços!

Fernandes


Nós coreógrafos agradecemos o post. Digo eu!

Músicas para casamento em São José dos Campos: as 5 mais tocadas | Dominante Live Music


[…] de casamento da Disney, tema do filme “A Bela e a Fera”, dá um clima de conto de fadas à valsa de casamento ou para algum momento da celebração da […]


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *